Constitui uma reflexão sobre a vivência e sobrevivência dos indivíduos nas sociedades modernas. A inquietação parte de um certo tipo de questões: Como é que alguém se relaciona com o espaço que habita? O que acontece quando se vive em isolamento? O que é que se faz quando se ocupa um espaço privado, sabendo-se que (não) se está a ser observado?
O projecto encontra-se em fase de criação. O elenco é composto por 3 intérpretes fixos e 12 intérpretes provenientes de cada comunidade onde o espectáculo é apresentado.
«Laboratório de Criação do Manual de Instruções», foi a primeira fase do projecto que decorreu entre Fevereiro e Abril de 2008, em várias cidades do país. Fez-se uma pesquisa sobre o tema e experimentaram-se vários tipos de linguagem, técnica e expressiva,
Nesta segunda fase e depois de um período de residência no Porto, Vitor Hugo Pontes e os três intérpretes fixos do elenco - Elisabete Magalhães, Manuel Sá Pessoa, Tiago Barbosa - desenvolvem, no CENTA, um período de experimentação e apropriação individual e colectiva do material criado. Nos últimos dias desta residência realiza-se o Laboratório de integração para os intérpretes locais. Estes Laboratórios revelam-se muito produtivos para, depois da apresentação, podermos repensar os materiais, experimentá-los de novo, da mesma ou sob outra forma, descartando alguns, seleccionando outros e induzindo novos.
(Texto adaptado a partir dos textos enviados pelo NEC)
Laboratório de Criação
Manual de Instruções
Vila Velha de Ródão
Datas - 13 e 14 de Agosto | Horário - 10h – 13h / 14h – 17h
Público-alvo | Interessados, com ou sem experiência performática (maiores de 16 anos)
Nº mínimo de inscrições - 2 pessoas | Nº máximo de inscrições - 12 pessoas