Wednesday, August 20, 2008

Residência das coreógrafas Filipa Francisco e Idoia Zabaleta e a editora Valérie Suire

[de 18 a 22 de Agosto]




Em 2005, as coreógrafas Filipa Francisco e Idoia Zabaleta trocaram cartas durante onze meses e desenvolveram um processo de comunicação à distância como forma de entrar no imaginário uma da outra. O resultado foi uma peça que procura ocupar lugar entre os territórios de ambas, levando a uma reflexão sobre a possibilidade de atingir não só o imaginário da outra pessoa, mas a sua fisicalidade. É um trabalho sobre a (im)possibilidade de se tornar outro.
Em 2008, as coreógrafas juntam-se em residência artística, novamente no CENTA, com a editora Valérie Suire, para prosseguirem o projecto numa vertente editorial.
Esta estadia permitiu concretizar a elaboração do livro que está previsto ser publicado em Março de 2009, em Espanha e Portugal.

Filipa Francisco é coreógrafa e performer. Estudou dança, improvisação, dramaturgia e psicologia. Com Bruno Cochat, criou a Cia. Torneira, que, desde 1996, apresenta a peça Nu meio. Entre seus trabalhos, destaca-se Leitura de listas, exibido em vários festivais da Europa. Há quatro anos, o grupo desenvolve uma pesquisa de criação com reclusos do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco. http://filipafrancisco.blogspot.com

Idoia Zabaleta é coreógrafa e bióloga. Estudou Nova Dança e Improvisação. É fundadora da associação Moare Danza. Trabalhou com a companhia Mal Pelo nas peças La calle del imaginero e Orache. Colabora com o Laboratório de eletroacústica KLEM, de Bilbao. Actualmente, dirige a Aula de Dança e Criação na Universidade do País Basco.

Valérie Suire é editora. Estudou Letras na Universidade de Paris 8. Trabalhou, nomeadamente, com a editora Actes Sud, em França, e as edições Fim de Século, em Lisboa. É fundadora, com Susana Vázquez, da editora 90°. http://www.90o.pt