Friday, June 09, 2006

[LEITURAS AO DOMICÍLIO]


















O CENTA criou um serviço de Leituras ao Domicílio que qualquer pessoa ou entidade pode requisitar, bastando para isso que entre em contacto com o CENTA, através dos números de telefone 272 541 080 ou do 91 493 20 47 e do endereço de email centa@mail.telepac.pt, tendo apenas que indicar o local (poderá ser na própria casa ou noutro espaço) e a hora pretendidos que um dos leitores disponíveis irá ao encontro do ouvinte. As Leituras ao Domicilio dispõem de um menu de livros seleccionados, de onde o ouvinte poderá escolher o livro que quer conhecer. Caso tenha preferência por um livro que não conste no menu, deverá fazer a encomenda com a antecedência mínima de 15 dias, indicando o título em questão e o pedido será atendido.

Em entrevista ao Mil Folhas, no Público, a escritora Rosa Montero defendia que “um mundo sem leitura é um mundo sem atmosfera, como Marte”. Com esta iniciativa pretendemos apelar para o prazer de ler e de ouvir, remetendo para a capacidade que um bom livro tem de pôr o indivíduo em contacto com outros mundos, outras realidades, outras pessoas. Ler pode ser um meio para obter mais informação, mas pode ser, acima de tudo, um modo de aceder facilmente à capacidade de imaginação e de devaneio que cada um possui naturalmente. Ler não pode nunca ser uma obrigação, não pode ser um acto forçado. A leitura dá-se no encontro, numa relação de empatia. A ler conquista-se a capacidade de reflectir, a leitura supõe sempre um olhar individual, uma apropriação sobre o texto, tornando-se assim um acto solitário de intimidade.

As Leituras ao Domicílio têm ainda implícita a ideia, o gesto simples de ler a outro, criando-se assim outro nível de relação, a que se estabelece entre indivíduos num momento de partilha, numa conversa.


Textos e coordenação de Maria Belo Costa





TÍTULOS DISPONÍVEIS PARA LEITURA

Contos da Terra do Dragão de Wang Suoying e Ana Cristina Alves (selecção, adaptação e tradução)
O Senhor Valéry de Gonçalo M. Tavares
Obras Completas 4 (poesia) de José de Almada Negreiros
Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner Andresen
O Louco de Khalil Gibran
Nenhum Olhar de José Luís Peixoto