Pretende-se uma simbiose destes dois universos, identificando pólos de trabalho que promovam relações assentes num apoio mútuo. Apoio este fundado na concepção de objectos específicos, ambicionando uma mais-valia que promova um equilíbrio entre uma cultura urbana, que valoriza o sistema cultural tradicional, e uma sociedade rural, que importa signos da cultura de massas.
Este projecto resulta da sinergia de três parceiros muito distintos: uma estrutura independente que trabalha em arte contemporânea, o Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas (CENTA); a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) e os artesãos da Beira Interior Sul e Alto Alentejo. Esta partilha de saberes e de recursos possibilita, aos (futuros) designers, aprofundar e diversificar a sua experiência afinando os seus instrumentos e processos de criação artística aproximando os artesãos dos processos e linguagem da criação contemporânea.
Entidades principais:
CENTA
ESAD CR
Neste momento os grupos participantes estão a finalizar os protótipos dos seus projectos, juntamente com os artesãos.
No primeiro semestre de 2008 decorrerá, por vários concelhos de Portugal (Caldas da Rainha, Castelo Branco, Fundão, Lisboa, Nisa, Porto, Tomar e Vila Velha de Ródão), a exposição itinerante do projecto, assim como, os respectivos ateliers pedagógicos para os vários ciclos escolares.
concepção geral de Bruno Carvalho coordenação de Bruno Carvalho e Luís Ferreira Imagem de Bruno Carvalho