Wednesday, November 05, 2008

Exposição da marca EXOC em Lisboa


FABRICA FEATURES LISBOA – edifício Benetton do Chiado patente até 22 de Novembro de 2008.
Este evento integra a exposição da fotógrafa Luísa Ferreira
.

Inaugurada a 25 de Outubro a exposição EXOC - Experimenta o Campo apresenta aos seus visitantes os produtos da sinergia entre designers e artesãos do projecto agora consolidado em Marca. Um "pedaço de campo" trazido da Beira Interior e do Alto Alentejo para o coração do Chiado. Só na primeira semana a exposição somou várias centenas de visitantes, que se têm mostrado bastante surpreendidos com os produtos apresentados.

A marca EXOC surgiu do amadurecimento do projecto "Experimenta o Campo" associando várias áreas do fazer e tendo como suporte o Design para um desenvolvimento sustentado. EXOC cria um espaço para questionar e experimentar a validade, a viabilidade, a oportunidade e as possibilidades da intervenção na produção artesanal. Estes factores importam no sentido de melhorar as condições sócio-económicas das regiões envolvidas reflectindo sobre a sua identidade cultural – papel e importância.
Este projecto, iniciado em 2006 em Vila Velha de Ródão, foi viabilizado através de uma parceria entre o CENTA e a ESAD das Caldas da Rainha e é apoiado por entidades públicas e privadas nomeadamente os Municípios de Nisa e do Fundão, a ESE de Castelo Branco, o CEARTE e a Associação de Desenvolvimento Pinus Verde. Este projecto foi pautado por várias fases que criaram as condições necessárias para o surgimento desta marca como: residências de investigação e criação; formação de públicos através da organização e itinerância da exposição EXOC e a edição de uma publicação documental.