Friday, October 10, 2008

mapaprovisorio-Exposição











O projecto mapaprovisorio é um projecto artístico que pretende afirmar uma plataforma de investigação experimental, foi integrado pelo Centa como uma das actividades do plano anual do NAC [Núcleo de Arte Contemporânea].

Estruturou-se no formato de residências de criação/reflexão, nas quais, os criadores convidados desenvolveram os projectos e onde relacionaram as suas práticas experimentais individuais.

Temos contado com a colaboração do consultor Paulo Almeida (docente na FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) que acompanhou os criadores ao longo de todo o processo de trabalho.

O culminar desta primeira fase, teve lugar numa apresentação pública, nos dias 13 e 14 de Setembro de 2008, no evento CENTAMOSTRA. A exposição esteve patente ao publico na Tapada da Tojeira em Vila Velha de Ródão até ao passado, dia 30 de setembro.

Toda a reflexão e debate em torno das problemáticas de investigação de cada criador, terá espaço na publicação a editar e no plano curatorial previstos para 2009.

Mais Info- www.centamostra.com
Telf-914932036

"Projecto de Investigação" [ExQuorum] 5ª Fase

                                                                                 (1 a  10 de Outubro)


Inserido no programa AFIRMA´08 que a ExQuorum concebeu, para este ano, com o intuito de promover e produzir dois espectáculos (com pressupostos, objectivos e estratégia de montagem comuns) capazes de, respectivamente, sintetizar os propósitos dos dois projectos de pesquisa e criação artística que acolhe de forma permanente (a saber: o CorpoCriações de Hugo Miguel Coelho e o Projecto de Investigação de Ana Silveira Ferreira), a 5ª fase de trabalho terá, com dois novos actores (Nuno Coelho e Mariana Portugal Dias), lugar a partir da residência artística no CENTA e da fase final de montagem que Ana Silveira Ferreira dirigirá no estúdio PerFormas (antigo Teatro Avenida em Aveiro), com o apoio, entre outros, do ACTO – Instituto de Arte Dramática.

Abreviado não inocentemente para “PI”, o Projecto de Investigação pretende (tal como o historial de pesquisas em torno desta constante matemática) retomar, a cada nova fase, os princípios (artísticos e conceptuais) retidos anteriormente, na expectativa de lhes conseguir acrescentar uma anotação decimal diferenciante. Tendo-se dedicado, nos anos mais recentes, ao estudo d´ A dimensão poética da espera – afirmação de uma ausência no trabalho do actor, este projecto propõe-se agora, regressando tematicamente a A la recherche du temps perdu de Marcel Proust (mote inicial para o empreendimento do seu projecto criativo), sistematizar um primeiro ciclo de trabalho (2003-2008).